03/09/18 | 12:35
Agentes de trânsito ganham novos uniformes e veículos com tecnologia de geomonitoramento

Novas viaturas são equipadas com GPS .

A partir desta terça-feira, 4/9, os 375 agentes de trânsito de Manaus estarão nas ruas equipados com 48 novas viaturas, tracionadas, dotadas de moderna tecnologia de comunicação e geomonitoramento por meio de GPS. Além dos veículos, os agentes ganharam novos uniformes desenhados especificamente para a função, seguindo padrões internacionais, com cores facilmente identificáveis durante o dia e fitas reflexivas, que garantem mais visibilidade à noite, preservando a segurança dos servidores.

Os novos equipamentos de trabalho foram apresentados pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto, na tarde desta segunda-feira, 3/9, na sede do órgão, na Cachoeirinha, zona Sul da cidade, quando o prefeito foi presenteado com uma unidade de rádio com acesso direto ao Centro de Controle de Operações e às operações do Manaustrans. O prefeito e a primeira-dama, Elisabeth Valeiko do Carmo Ribeiro, receberam também um uniforme padrão.
“São 48 novas viaturas, com GPS e rádio. Eu passo a ter uma fonia para controlar o Centro de Controle de Operações e, ao mesmo tempo, para controlar as operações do Manaustrans”, explicou o prefeito. “A gente precisava fazer essa revisão e, agora, eu posso dizer que o Manaustrans está aparelhado para cumprir com o seu dever”, afirmou Arthur Neto.

Os veículos entregues representam 100% de renovação da frota e serão utilizados nas operações de atendimento às ocorrências, monitoramento diário das vias e acompanhamento de eventos, em substituição à antiga frota, que estava defasada. Com os novos veículos, o tempo de atendimento nas ocorrências de trânsito ganha mais agilidade e eficácia.

Prefeito Arthur Neto e a primeira dama Elizabeth Ribeiro apresentam os novos uniformes dos agentes de trânsito,

“Renovação de 100% da frota para atender operação, engenharia, sinalização e todos os anseios da população, com muito mais agilidade”, disse o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto. As viaturas têm tração nas quatro rodas, geomonitoramento (GPS) e estão equipadas com rádios transmissores interligados ao Centro de Controle Operacional e às bases operacionais do Manaustrans. A pintura segue padrão internacional com cores que proporcionam grande visibilidade às equipes de trânsito.
Além das operações de fiscalização, os novos veículos serão utilizados também nas atividades de Engenharia, como análise de tráfego e levantamento para revitalização de sinalização. A frota inclui, ainda, novos veículos para equipe de implantação de sinalização e manutenção semafórica.
Ainda conforme o diretor-presidente do Manaustrans, a troca de uniformes é um momento de transição importante para os agentes de trânsito, que passam a ter mais conforto e segurança e também para a população. As camisas foram confeccionadas com tecido repelente à água e óleo e podem ser identificadas a 500 metros de distância. As calças, na cor preta, têm tecnologia que reduz a temperatura do tecido em seis graus celsius.