27/02/19 | 17:34
Agentes de trânsito recebem orientação sobre prevenção ao H1N1  

Panfleto com orientações foram distribuídos aos agentes

Agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus receberam na manhã desta quarta-feira, 27/2, na Base Operacional Sul, bairro Aparecida, orientações sobre prevenção ao H1N1 e outras doenças. A ação, coordenada pelo setor de Serviço Social do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans)faz parte das estratégias do Município para prevenir a proliferação de síndromes gripais, inclusive entre os profissionais do trânsito que vão atuar nos eventos de Carnaval. 

O diretor de Operações do Manaustrans, coronel Raimundo Encarnação, enfatizou que a saúde dos agentes é fundamental, para que a Prefeitura de Manaus possa oferecer trânsito seguro para a população. “Investimos em ações para proporcionar as melhores condições de trabalho para nossos agentes. A saúde vem em primeiro lugar. Por isso estamos com esta atividade para orientar as medidas de prevenção às gripes e outras doenças”, enfatizou.

Diretor de Operações, Cel. Encarnação , reforçou as medidas para prevenir doenças.

A enfermeira Luzia Prado e a agente comunitária Socorro Pacheco, da Unidade Básica de Saúde Dr. José Rayol dos Santos, zona Sul, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgaram como evitar o contágio. “Recomendamos lavar o rosto, as narinas e as mãos após o contato com a multidão. É importante beber água e tomar vitamina C para aumentar a imunidade”, assegurou a enfermeira.

As profissionais de saúde destacaram que os agentes de trânsito devem procurar um médico na Unidade de Saúde mais próxima ao identificar dor intensa no corpo, tosse seca e contínua, calafrios e cansaço extremo. Em caso de diagnóstico de H1N1, a pessoa será encaminhada a uma das 23 Sentinelas do município para receber a medicação.

Fevereiro Sustentável 

As orientações sobre prevenção às síndromes gripais foram inseridas na ação ‘Fevereiro Sustentável’, lançada pelo Manaustrans em todas as bases operacionais do Instituto, com o objetivo de introduzir atitudes de proteção ao meio ambiente e combate ao desperdício de energia.

— — —

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom