07/08/18 | 21:36
Audiência pública destaca projetos para o trânsito de Manaus

Diretoria do Manaustrans conduziu os debates da Audiência Pública.

As ações de Engenharia, Fiscalização e Educação de trânsito despertaram a atenção da plateia durante audiência pública realizada pela Prefeitura de Manaus na manhã desta terça-feira, 7/8, para apresentar as atividades realizadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Durante a reunião, o público conheceu atividades desenvolvidas pelo Instituto no ano passado e as metas para 2018.

“Este encontro é a demonstração de uma gestão realizada com transparência, como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. Estamos aqui para colocar nossos serviços à disposição da sociedade e, assim, oferecer trânsito mais seguro para todos”, destacou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

A audiência pública teve o engenheiro do Manaustrans, Uarodi Guedes, como mediador. As apresentações incluíram dados referentes à diretoria de Logística e Finanças, informados pelo diretor André Souza. Em seguida, o diretor de Engenharia, Manoel Reis Jr., apresentou os projetos viários e a importância dessas intervenções para a redução de acidentes. Os dados técnicos foram complementados pelo engenheiro Mesaque Oliveira com informações sobre os serviços oferecidos pela engenharia à população.

Os diretores Raimundo Encarnação e Stanley Ventilari fizeram a exposição das atividades desenvolvidas nas áreas de Operações e Fiscalização. Destacaram as operações realizadas pelo Manaustrans com objetivo de oferecer monitoramento ostensivo do trânsito nas vias da cidade e, assim, promover a redução de acidentes.

Após a exposição, o público teve a oportunidade de se manifestar e encaminhar perguntas aos representantes do Manaustrans. Um dos questionamentos referentes à implantação de sincronização de semáforos nos principais corredores de tráfego foi respondida pelo representante da diretoria de Engenharia, que antecipou a informação

Público participou com perguntas aos palestrantes.

de que este procedimento técnico já está implantado em algumas avenidas e será ampliado para outras avenidas.

O representante da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA), Sebastião Marques Neto, sugeriu fiscalização de trânsito mais rigorosa nas vias utilizadas por ônibus, para que os cadeirantes possam ter acesso aos coletivos com mais segurança. O diretor Stanley Ventilari acolheu a sugestão esclareceu que a observação do cadeirante será compartilhada com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

A realização da audiência pública contribui para a definição de metas e ações que serão incluídas na Proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico “Manaus 2030”. O modelo de reunião obedece às leis de Responsabilidade Fiscal, da Transparência e do Estatuto das Cidades.

— — —

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom