26/10/18 | 13:53
Educadores do Manaustrans apresentam proposta pedagógica para educação de trânsito

Hanara Souza, Diretora do Departamento de Educação de Trânsito e Estatística, apresenta a proposta pedagógica à DDZ Oeste.

Educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) apresentaram nesta quinta-feira, 25/10, aos representantes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ação com o tema Transversalizando a gente fala de trânsito, que será desenvolvida a partir do ano letivo de 2019 na rede municipal. A exposição foi realizada para um grupo de 73 gestores de escolas da zona Oeste da Prefeitura de Manaus e será apresentada também a gestores de outras DDZs.

A atividade incluiu exposição de maquete interativa, jogos com o tema trânsito e outras propostas pedagógicas para falar sobre trânsito seguro de maneira lúdica e dinâmica nas salas de aula. A meta do Manaustrans é alcançar a adesão do maior número de escolas dispostas a adotar as ações de orientação que educam e salvam vidas de futuros condutores e pedestres.

Nessa primeira apresentação, 90% das escolas da DDZ Oeste manifestaram interesse em adotar as ferramentas no conteúdo escolar. “A equipe do Manaustrans mostrou que podemos falar sobre trânsito de maneira lúdica, o ano inteiro. Antes, falávamos desse assunto em épocas definidas. Agora, com esta contribuição, o tema será incluído em nosso dia a dia. É uma excelente contribuição para ampliar o conteúdo dos nossos professores”, disse Ana Claudia Sales, coordenadora de educação infantil da DDZ Oeste.

Educador do Manaustrans, Francisco Rodrigues; diretora Hanara Souza, e representantes da DDZ Oeste.

“A apresentação é uma forma de ampliar a parceria entre o Manaustrans e os professores do município que poderão incluir nossas atividades de educação para o trânsito na rotina das crianças. O prefeito Arthur Neto orienta que assuntos como segurança no trânsito e os cuidados para evitar acidentes sejam frequentes entre as crianças da rede municipal de ensino”, enfatizou o diretor de Engenharia e Educação para o Trânsito do Manaustrans, Manoel Reis Junior.

A ação dos educadores do Manaustrans faz parte da versão 2019 do Projeto Transversalizando o Trânsito e estará presente também em outras reuniões das Divisões Distrital _ DDzs. O Transversalizando foi lançado em 2011 , como resultado da parceria entre o Manaustrans e a Semed, para inserir o tema trânsito no currículo escolar da rede municipal de ensino.