07/02/19 | 16:32
Manaustrans lança campanha interna para incentivar atitudes sustentáveis

Diretor de Operações , Cel. Encarnação, recebe uma muda de planta.

Os servidores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), órgão gestor do trânsito da Prefeitura de Manaus,  deram início a uma série de atividades que incentivam a mudança de comportamento visando à conservação dos recursos naturais e a redução de desperdício nos procedimentos diários de trabalho. A ação faz parte da campanha “Fevereiro Sustentável”, coordenada pelo Serviço Social do Instituto, que será desenvolvida durante todo este mês.

As orientações ressaltam a mudança de três atitudes iniciais: reduzir a utilização de copos descartáveis, refletir sobre a necessidade de imprimir documentos e incentivar o plantio de árvores. As mensagens serão reforçadas durante o mês de fevereiro em todos os setores do Manaustrans e nas bases operacionais instaladas em cinco zonas da cidade.

Lembrete para pensar, antes de imprimir.

Os servidores receberam mudas de árvores e um suporte para guardar o copo que deve ser reutilizado, evitando o uso de copo plástico que demora até 250 anos para se decompor na natureza. A importância de pensar antes de imprimir documentos também foi enfatizada em lembretes distribuídos nos setores, ressaltando que cada papel economizado representa menos corte de árvores nas florestas.

“Vamos marcar o mês de fevereiro como o início da mudança de atitudes que devem fazer parte da nossa rotina não só aqui no trabalho, como também nas nossas casas. Vivemos na maior floresta tropical do planeta e temos que dar o exemplo com demonstrações de respeito ao meio ambiente e sustentáveis”, ressaltou o diretor de Operações, Cel. Raimundo Encarnação, ao receber uma muda de planta ornamental.

Assistente social do Manaustrans, Eneyde Oliveira (dir.) entrega muda de árvore à servidora Érika, do setor administrativo.

A campanha despertou a iniciativa de servidores que já apresentaram outras sugestões para o combate ao desperdício. O chefe da base operacional Oeste, Renato Wilker, sugeriu alternativas para reduzir o consumo de energia elétrica. “Podemos ajustar os ar-condicionados em uma temperatura que vai resultar em economia de energia e no conforto ambiental”, sugeriu.

Durante o mês de fevereiro os integrantes do setor de Serviço Social vão  incentivar a mudança de comportamento para a adoção de atitudes sustentáveis. No final da campanha, as propostas apresentadas e suas formas de aplicação serão divulgadas.