05/10/17 | 18:15
Nova intervenção viária irá melhorar trânsito no bairro São Jorge

Trecho da Jacira Reis que receberá a alça de retorno.

Uma nova intervenção viária será iniciada pela Prefeitura de Manaus na esquina das avenidas Jacira Reis com Coronel Teixeira, no bairro São Jorge, zona Oeste na noite desta terça-feira,10/10. A obra  é o início do ordenamento do trânsito em uma área onde passam, aproximadamente, 10 mil veículos em horário de pico.

A primeira etapa da intervenção viária vai abrir uma alça na avenida Jacira Reis para facilitar o retorno para a mesma avenida. Assim, os condutores não precisam mais acessar a avenida Coronel Teixeira, para retornar em direção à “rotatória das Letras”. A solução reduz a convergência de rotas de, aproximadamente, mil veículos por hora pico nesse complexo viário.

A intervenção é um projeto do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Para evitar transtorno aos condutores, os trabalhos serão executados à noite e apenas uma faixa da pista será interditada. Durante o dia o fluxo de veículos não será alterado.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, está é a quarta intervenção viária executada neste ano que visa melhorar cada vez mais a fluidez no trânsito. Trabalhos semelhantes ocorreram nas avenidas Desembargador João Machado (antiga estrada dos Franceses); avenida do Turismo, e rua Cacilda Pedrosa, no conjunto Ajuricaba, no Planalto, que está em fase de finalização.

“São obras importantes que depois de concluídas irão melhorar muito a circulação na área. Estamos fazendo essa parceria com o Manaustrans com orientação do prefeito Arthur Neto, após um estudo de trechos onde ocorriam grandes gargalos. Estamos fazendo uma análise para melhorar esse tráfego e vamos ampliar ainda mais essa parceria de serviços”, destacou Rotta.

O diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, antecipou que é mais uma intervenção que a Prefeitura de Manaus está colocando à disposição da população para proporcionar trânsito com mais fluidez e segurança. “A parceria com a Seminf é fundamental para a concretização desses projetos que seguem a recomendação do prefeito Arthur Neto”, assegurou o diretor presidente.

No ano passado outras intervenções viárias foram implantadas na cidade melhorando a fluidez no trânsito. Entre os pontos que receberam as alças viárias estão as avenidas Silves e Rodrigo Otávio, na Zona Sul. Outro local que recebeu o projeto foi o Complexo Viário Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Coroado, na Zona Leste, melhorando o fluxo aos motoristas que trafegam nas avenidas General Rodrigo Otávio e Ephigênio Salles.

Texto: Manaustrans/Seminf