23/10/18 | 12:38
Novos semáforos são instalados na Cidade Nova

Semáforo sincronizado dá mais segurança na travessia de pedestres.

Dois novos jogos semafóricos sincronizados com semáforos de outros cruzamentos da avenida Noel Nutels foram implantados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para dar mais fluidez e ordenar o trânsito em uma das principais avenidas da zona Norte. O sistema conhecido como ‘linha verde’ permite que o condutor passe no sinal verde de uma via e siga para outro cruzamento, também aberto, sem interromper o fluxo.

O sistema está implantado no cruzamento da avenida Noel Nutels com a rua Rouxinol e sincronizado com o abre/fecha dos semáforos do próximo cruzamento com a rua Bacuri, próximo à área bancária, zona Norte. A medida implantada beneficia também a travessia de pedestres com mais segurança, pois incluiu um semáforo com botoeira na esquina da Noel Nutels com a Rua Bacuri, onde as pessoas podem acionar o botão do equipamento para solicitar a travessia na avenida.

Sistema instalado na Av. Noel Nutels com Rua Rouxinol

Além dos semáforos, o Manaustrans revitalizou a sinalização horizontal e vertical, com linha de retenção, faixa de pedestres, placas de proibido retornar e de sentido único. As mudanças foram observadas pelo motorista de aplicativo Paulo Oliveira. “Agora não precisamos parar nos dois cruzamentos. Quando abrir um semáforo, automaticamente o outro abre e seguimos sem parar. Ganhamos mais tempo e atendemos os clientes com mais rapidez”, atestou.

O diretor de Engenharia do Manaustrans, Manoel Reis Junior, informou que novos estudos estão sendo realizados para implantar o sistema ‘linha verde’ em outros corredores de tráfego da cidade. “A meta da Prefeitura de Manaus é ordenar o trânsito e garantir a fluidez com segurança para condutores e pedestres”, informou.

Fotos: Marcelo Lima / Manaustrans