27/07/18 | 18:23
Palestras e blitz educativa marcam homenagens ao Dia do Motociclista

Diretor de Engenharia, Manoel Reis Jr. fala sobre a importância da blitz educativa.

Cerca de 40 motociclistas foram abordados em uma blitz educativa realizada na manhã desta sexta-feira, 27/7, durante a operação Cine Moto, que marcou a programação da Prefeitura de Manaus no Dia Nacional do Motociclista. A ação, coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com o apoio da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), foi realizada no bairro São José Operário, zona Leste, em frente à sede da 9º Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

A atividade inclui uma abordagem direcionada para motociclistas, motoboys e moto taxistas, com orientações sobre direção segura e obediência às regras de trânsito. Após a abordagem na via, os condutores foram convidados a acompanhar uma palestra proferida por educadores  do Manaustrans e a vídeos sobre comportamento seguro no trânsito, como evitar infrações e como se comportar em uma blitz policial.

Segundo o diretor de engenharia do Manaustrans, Manoel Reis Júnior, o projeto orienta e conscientiza os motociclistas sobre as leis de trânsito e a necessidade de estar regularizado. “A abordagem é justamente para que os motociclistas estejam circulando dentro das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito e que tenham sempre em mãos os documentos obrigatórios para circular tranquilamente”, frisou, o diretor.

Blitz para orientar motociclistas.

Para o motociclista Carlos Machado, 28, o projeto Cine moto só tem a agregar conhecimentos. “Estou diariamente nas ruas, mas os ensinamentos teóricos e técnicos nos ajudam muito a ser melhores motoristas”, analisou, Batista.

O estilo de abordagem educativa faz parte do projeto ‘Cine Moto’ idealizado pela Polícia Rodoviária Federal que, na versão municipal, está sendo coordenado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com apoio do Programa Vida no Trânsito. Os condutores abordados, ao final da sessão de filmes, ainda recebem cartilhas de orientação sobre trânsito seguro e camisas do projeto.