06/12/18 | 22:39
Pedestres e condutores recebem orientações de trânsito no Centro

O projeto “Manaus na Faixa” foi realizado na manhã desta quinta-feira, 6/12, pela Prefeitura de Manaus, com orientação aos pedestres e motoristas das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, Centro. A ação, promovida pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans), tem o objetivo de enfatizar que a harmonia no trânsito deve ser compartilhada para reduzir acidentes, principalmente no período natalino, quando as ruas do centro comercial ficam mais movimentadas.

Os educadores utilizaram faixas e panfletos para orientar as pessoas a atravessar somente quando o semáforo estiver verde para os pedestres e não circular entre os veículos. Aos pedestres idosos, o Manaustrans alertou que não devem andar sozinhos nas vias. Já os condutores foram orientados a respeitar o pedestre na faixa e trafegar em baixa velocidade nas ruas com grande movimento de transeuntes.

Para o aposentado José Barros Filho, 67, os pedestres devem prestar mais atenção no semáforo. “Aqui neste cruzamento os pedestres acham que são os donos da rua, saem atravessando sem atentar que, geralmente, o semáforo está liberado para os carros”, disse.

De acordo com o educador e agente de trânsito Francisco Rodrigues, todos devem olhar com atenção para o tema trânsito. “Tanto os condutores e também os pedestres, devem respeitar o espaço do outro. A via é de todos e todos têm os mesmos direitos de ir e vir”, frisou Rodrigues.

— — —

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom