06/06/18 | 13:11
Prefeitura de Manaus promove primeira turma de Curso de Pilotagem Defensiva para mototaxistas

Educador Francisco Rodrigues, do Manaustrans, e o supervisor do CETH, Marcos Frazão.

Educação e segurança no trânsito foram as principais lições repassadas para os 26 mototaxistas que participaram da primeira turma do Curso de Pilotagem Defensiva, promovido pela Prefeitura de Manaus nesta quarta-feira, 06/06, com a participação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH) .

Esta é a primeira turma que será treinada após a publicação da Resolução nº 001/18 – SUP/SMTU que torna obrigatória a capacitação como um dos requisitos determinados pela PMM para autorizar o transporte remunerado de passageiros entre mototaxistas.

O educador Francisco Rodrigues, do Manaustrans, destacou os cuidados que devem ser adotados no trânsito. “Quando estão na rua, vocês são responsáveis pelas suas vidas, dos seus passageiros, dos pedestres e da sua família que aguarda você voltar com o sustento para casa”, disse o educador aos participantes.

“Todos devemos respeitar os limites de velocidade, não trafegar na calçada, usar o capacete corretamente, estar atentos aos demais veículos e pedestres na via. Essas são algumas das medidas que devemos adotar para salvar vidas”, comentou Rodrigues.

Para o Diretor de Operações do Manaustrans, Raimundo Encarnação, a parceria com a SMTU, CETH e Samu são uma ferramenta muito forte para ampliar os resultados na luta pela redução de acidentes de trânsito.

Diretor de Operações do Manaustrans, Cel. Encarnação e o  superintendente da SMTU, Cel. Franklides, falam para a turma dos mototaxistas.

“Nós trabalhamos incansavelmente com a fiscalização, engenharia e educação por um trânsito melhor. Esse novo ciclo de atividades voltadas para a categoria de moto-taxistas é extremamente importante na luta para evitar acidentes, pois eles estão nas ruas todos os dias e a atitude deles pode fazer muita diferença”, destacou.