23/07/18 | 16:41
Prefeitura entrega nova alça na avenida Coronel Teixeira

Uma nova alça de retorno na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste, foi entregue pela Prefeitura de Manaus na manhã desta segunda-feira, 23/7. A abertura do novo retorno é mais uma medida para oferecer trânsito seguro no local, onde circulam, aproximadamente, 1,5 mil veículos nos horários de pico. A intervenção oferece a opção de conversão no sentido bairro/bairro, com manobra mais segura e dentro das normas técnicas de circulação.

A abertura da alça de retorno ao trânsito de veículos foi feita pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson; e o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto; além de gestores dos órgãos municipais diretamente envolvidos no projeto.

“Temos aqui o concreto, as muretas, isso aqui está pronto para o tráfego pesado. Vai facilitar o trânsito e, ao mesmo tempo, evitar acidentes. É uma obra que custa menos de R$ 100 mil. Já fizemos várias como esta e faremos outras, assim compensamos a falta de recursos para investir em mais viadutos e passagens de nível. Fazemos o que é possível, com criatividade, usando os bons recursos da engenharia de trânsito”, afirmou o prefeito, minutos após liberar o tráfego de veículos no local.

Trânsito

As conversões à esquerda, realizadas nos canteiros centrais da Coronel Teixeira, de acordo com o Manaustrans, representavam grande risco de acidente de trânsito, pois os condutores precisavam desacelerar o veículo exatamente na faixa de maior velocidade e, ao acessar a pista contrária, invadiam também a faixa de maior aceleração.

“Aqui é uma área bem crítica, somente neste ano já foram mais de 100 acidentes e, no ano passado, foram sete vítimas fatais. Muito acidentes ocorreram por conta daqueles retornos que estavam abertos no canteiro central. Então, com essa alça, cria-se uma área de desaceleração para o retorno com segurança”, explicou o presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Paisagismo

A intervenção também contou com o trabalho de paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com o plantio de 775 mudas de espécies ornamentais, produzidas pelo Viveiro Municipal, integrando as ações do projeto “Ornamenta Manaus”.

“O projeto é uma continuidade do “Arboriza Manaus” e pretende dar mais colorido aos passeios públicos, canteiros centrais, rotatórias, praças e parques da cidade”, comentou o secretário da Semmas, Antônio Nelson. Na nova alça, foram plantadas 400 alamandas, 100 asistásia, 275 dracenas e 100 metros quadrados de grama. 

Mais ações

Além da Ponta Negra, o recuso de construção de alças de retorno para auxiliar o trânsito da cidade já foi executado na avenida desembargador João Machado (estrada dos Franceses), Turismo, bola do Coroado, bola da Suframa e, atualmente, está sendo executado na bola do Produtor, no eixo de interligação das zonas Norte e Leste da cidade.

“A bola do Produtor é um grande exemplo disso. Mais de 2 mil carros, no horário de pico, vão deixar de circular na rotatória, com a construção de quatro alças de retorno, aliando o trânsito numa área de grande concentração”, finalizou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Texto: Jacira Oliveira / Semcom e Assessorias

Fotos: Lucas Silva / Semcom