08/08/18 | 16:01
Prefeitura realiza ações para lembrar o Dia Mundial do Pedestre

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, localizada no Santo Antônio, zona Oeste, transformou-se em uma via de trânsito com carros, placas, semáforos, faixa de pedestre e agentes de trânsito, em atividade da Prefeitura de Manaus para lembrar o Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quarta-feira, 8/8.

Agentes e educadores de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) orientaram as crianças que estudam no 1º e 2º períodos com vivências no interior da escola, como jogos das placas que indicam o significado da sinalização de trânsito e a prática para atravessar a rua com segurança, utilizando a faixa de pedestres.  Durante a ação, foi criada uma via para ensinar, de forma prática e lúdica, as regras de trânsito para as crianças.

O educador e agente de trânsito do Manaustrans, Werrison Freitas, explica que as atividades com as crianças é uma maneira de garantir futuros condutores, como também um alerta para os pais, já que elas repassam os ensinamentos que aprenderam nas ações e cobram boas maneiras deles. “Neste Dia Mundial do Pedestre, estamos levando os ensinamentos às crianças, porque acreditamos que serão bons condutores e também repassam aos pais o que aprenderam sobre travessia segura, uso do cinto de segurança e o respeito aos demais condutores na via”, disse.

Para a gestora da escola, Delle de Karem, a atividade é um projeto transversal, que é trabalhado durante todo o ano letivo, para ensinar as crianças os cuidados necessários para a segurança no trânsito e salvar vidas. “A gente acredita que é a partir dessa faixa etária que as crianças assimilam os ensinamentos repassados pelos educadores e também se tornam multiplicadores, pois cobram dos pais e parentes atitudes responsáveis no volante”, destacou

As crianças ainda puderam ter uma vivência real de travessia segura ao ser levadas pelos agentes de trânsito para a avenida Brasil e ao fazer o ‘sinal da vida’, que é o ato de levantar as mãos aos veículos na faixa de pedestre e fazer a travessia com o monitoramento dos educadores e agentes.

Dia Mundial do Pedestre

A data foi criada quando os quatro integrantes da banda Beatles tiraram uma foto no dia 8 de agosto de 1969, atravessando na faixa de pedestres na rua Abbey Road,  em Londres. A imagem eternizada foi publicada na capa de um disco dos músicos.

— — —

Texto: Marcelo Lima/Manaustrans