03/05/18 | 10:40
Semáforo para pedestres e deficientes visuais é instalado na Av. Efigênio Sales

A travessia constante de aproximadamente trezentas pessoas, inclusive deficientes visuais, em horário de pico, motivou a Prefeitura de Manaus a instalar, a partir desta quinta-feira, 03/05, um semáforo sonoro com temporizador, acionado por botão, na avenida Efigênio Sales, zona Centro Sul. Nesse trecho da via estão instaladas repartições públicas, uma academia de ginástica, farmácia, igreja, clube e supermercado.

O semáforo é acionado pelo pedestre somente no momento em que há pessoas interessadas em atravessar. O tempo para travessia é de 15 segundos, exibido por um painel digital.  Um sinal sonoro é acionado nesse mesmo período para indicar que os deficientes visuais também podem passar. Caso o pedestre necessite de mais tempo para chegar ao outro lado da avenida, deverá acionar o botão instalado no canteiro central da via.

O equipamento foi implantado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), após análises no local. “Por meio de estudos de engenharia, verificamos a necessidade de instalar o semáforo porque nos horários de pico cerca de trezentos pedestres e três mil veículos circulam neste trecho. O equipamento vai ordenar o trânsito e dar mais segurança aos pedestres”, informou Mesaque Oliveira, engenheiro do Manaustrans.

Educadores do Manaustrans realizaram uma ação de abordagem para orientar como deve ser utilizado o semáforo em uma via com travessia constante. “Mostramos como o  pedestre deve apertar o botão, esperar acender o foco vermelho, aguardar a parada dos veículos e, só assim, atravessar”, ensinou o educador Warrisson Freitas. Durante a ação, quatro agentes de trânsito atuaram no monitoramento do tráfego.

Fotos: Marcelo Lima/Manaustrans

Outras informações: