19/09/18 | 11:00
Semana Nacional de Trânsito leva jogos e brincadeiras educativas à escola na zona Norte

As crianças da Escola Municipal Professora Lea Alencar Antony, na Cidade Nova 1, zona Norte, participaram de jogos e brincadeiras, na manhã desta quarta-feira, 19/9, para aprender como evitar acidentes de trânsito. A atividade coordenada pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito lançada pela Prefeitura de Manaus.

Os jogos apresentados foram produzidos pelos educadores do  Manaustrans com material reciclado, seguindo as orientações do catálogo de jogos do Projeto Transversalizando o Trânsito, elaborado  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atenção das crianças foi redobrada com a dinâmica apresentada na ação educativa. “Nossos alunos mostraram de forma surpreendente como aprenderam rápido as informações. Estão prontos para dar aulas sobre as regras de trânsito aos adultos”, comemorou a professora Ana Melo.

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Rita Santos, as atividades incluem informações também sobre valores positivos que contribuem para o bom relacionamento entre as pessoas. “Enfatizamos que o respeito entre condutores e pedestres é fundamental para o bom comportamento no trânsito”, assegurou. A educadora acrescentou que o trabalho de orientação do Manaustrans está reforçado com as ações do Movimento Manaus Vida Segura no Trânsito que desenvolverá ações permanentes visando a mudança de comportamento de condutores e pedestres.

“Eu aprendi que as pessoas não podem atravessar a rua quando o semáforo está aberto para os carros. Temos que esperar o sinal fechar para atravessar sem acidente”, explicou aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, Denner Santos, 6. As atividades incluíram também mensagens por meio de fantoche e maquete interativa.

— — —

Fotos: Divulgação/Manaustrans