13/03/19 | 12:00
Prevenção ao câncer do colo de útero é tema de palestra para servidoras do Manaustrans

Paula Geisa Dutra, palestrante.

A importância de realizar exames frequentes para prevenção ao câncer do colo de útero foi enfatizada na palestra proferida às servidoras do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), nesta quarta-feira, 13/03. A atividade faz parte da programação da Prefeitura de Manaus para divulgar o Movimento Março Lilás, mês dedicado ao combate do câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A palestrante foi a farmacêutica bioquímica e agente de trânsito Paula Geisa Dutra que destacou como as mulheres serão mais saudáveis ao adotar medidas de prevenção. “É necessário manter os exames em dia, acompanhar as alterações no corpo e procurar o atendimento médico. Quanto mais cedo se tratar, mais chances de cura”, destacou.

Equipe da SEMSA fez a coleta dos exames preventivos.

As servidoras também tiveram a oportunidade de se submeter ao exame preventivo do câncer de colo de útero. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) que atua no programa de Estratégia da Saúde da Família atendeu 29 mulheres. “Além de fazer a coleta, orientamos sobre como se prevenir mantendo os exames atualizados”, disse a enfermeira Graça Pinho.