24/05/16 | 15:25
Torquato Tapajós começa a receber sinalização da faixa exclusiva de transporte coletivo
Fiscalização será iniciada 30 dias após a implantação de toda a sinalização.

Fiscalização será iniciada 30 dias após a implantação de toda a sinalização.

A Prefeitura de Manaus deu início, na madrugada desta terça-feira, 24, à sinalização na faixa exclusiva de transporte coletivo, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte. Quando todo o trabalho de sinalização estiver concluído, ainda haverá um prazo de 30 dias para adaptação dos motoristas e, somente após esse prazo, haverá a fiscalização na via.

O Manaustrans estimou um prazo de 20 dias para a implantação de toda a sinalização (vertical, horizontal) ao longo do corredor da Torquato Tapajós. O trabalho incluirá a pintura da faixa azul em ambos os sentidos da via; implantação de faixa de pedestres nas plataformas; colocação de placas de regulamentação de velocidade e de normas de circulação.

Nos 30 dias seguintes, os condutores serão orientados pelas equipes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para que fiquem atentos às novas normas de circulação na avenida. Haverá um trabalho intenso de divulgação para informar a toda a população sobre o início da fiscalização.

Faixa Azul interliga o Centro ao T3.

Faixa Azul interliga o Centro ao T3.

De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

NOVO CORREDOR 

A nova faixa exclusiva vai proporcionar melhor atendimento aos usuários do transporte coletivo e vai interligar o centro da cidade ao Terminal Integrado de Passageiro (T3), na zona Norte, pelas avenidas Constantino Nery (já sinalizada), Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels. O trabalho é de responsabilidade Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

 

Fotos: Karla Vieira