29/05/17 | 16:45
Universitários recebem informações sobre comportamento seguro no trânsito

A programação da Prefeitura de Manaus para o movimento “Maio Amarelo”, com o tema “Minha escolha faz a diferença”, realizou nesta segunda-feira, 29/5, a primeira palestra do projeto “Trânsito em Conexão” com o tema, O papo é: Segurança no Trânsito! No auditório da Universidade Nilton Lins, em Flores, zona Centro-Sul. As atividades são coordenadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

O projeto “Trânsito em Conexão”, idealizado pelo Manaustrans para o público universitário, convoca os universitários a fazerem uma reflexão sobre condutas para evitar acidentes de trânsito.

Durante a palestra, o educador do Manaustrans abordou diversos pontos para a segurança e tranquilidade de condutores, motociclistas pedestres e ciclistas. O palestrante Francisco Rodrigues, do setor de Educação do Manaustrans, falou sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, seja no papel de condutor ou de pedestre. No final do evento, Rodrigues convidou os jovens a adotarem uma atitude transformadora. “Jovens, vocês não são o futuro. Vocês são o presente. A mudança acontece a partir da atitude de cada um de vocês, hoje, aqui, agora!”, exclamou.

Para Tereza Ferreira, 36, estudante de Pedagogia, a palestra foi muito importante para compreender melhor a importância que a iniciativa de cada um tem no trânsito. “Entendi que posso e devo cumprir o meu papel no trânsito, mesmo sendo pedestre. O trânsito vai mudar quando as pessoas perceberem que estão fazendo errado” ressaltou a estudante.

Na área externa do auditório, os educadores do Manaustrans fizeram uma exposição de banners e de outros materiais utilizados nas abordagens e dinâmicas de educação de trânsito e do movimento “Maio Amarelo”. O Projeto “Trânsito em Conexão – o papo é: segurança no trânsito!” será levado para outras universidades.

Texto: Marcelo Lima/Manaustrans

Fotos: Altemar Alcântara